terça-feira, 24 de abril de 2012

A ÁGUA COMO OBJETO DE ESTUDOS EM PROJETOS: Qualidade dos recursos hídricos.


   É natural para pesquisadores e profissionais envolvidos em projetos na área de ciências ambientais - pensar ou tratar a "água" como um fim. Explica-se: o solo é um filtro que recebe - dentro do ciclo hidrológico - a água precipitada (chuvas) ou reprecipitada (quando interceptada por algum alvo) após vencer o escoamento superficial - sendo a parcela que dá-se ao processo de infiltração, poder assumir caracaterísticas tidas desde a troposfera indo ao subsolo. Formando ou alimentando o escoamento subsuperficial ou subterrâneo. Ora então, alimentando mananciais superficiais - rios e lagos, e aquíferos.

A água ao atravessar pelo solo, incorpora a si, características dos componentes geomorfológicos - se o solo é ácido, ou possui traços de elementos químicos próprios, naturalmente há transferência para a água. Sendo esta uma das substâncias com  maior teor de solubilidade. Por isto é utilizada para receber descargas de efluentes urbanos e industriais.

A qualidade da água é fundamentalmente importante para diversas situações, que vão desde o desenvolvimento tecnológico em usos para consumo humano, industriais, agrícolas, caracterização de mananciais como meio ecológico às relações entre quantidade e qualidade, essencialmente interligadas. A identificação da qualidade da água é dependente das próprias condições da estrutura molecular da substância e das trocas no meio aquoso, pela presença de diversas substâncias, além da influência das propriedades (viscosidade, outras) das águas e relações com o meio externo. A água é uma das substâncias líquidas com maior solubilidade, o que em si a torna ainda mais importante e interessante como objeto de estudos e pesquisas. Tanto para fins tecnológicos como em planejamento e gestão, os projetos com águas serão mais completos ao contemplar respostas sobre a sua qualidade.




Fonte:http://projetosambientais.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Concordo com o conteúdo da postagem, explica de maneira muito clara as característica do bem mais precioso que possuímos: a água.
    Entretanto definitivamente não concordo que os profissionais das áreas ambientais pensem ou tratem a água como um fim, mas sim como um meio.
    Outra coisa que estranhei foi a utilização utilização do termo "pensar ou tratar a água como um fim" para explicar o ciclo das águas.
    Enfim, fora isto, eu realmente concordo com o ponto de vista levantado.

    ResponderExcluir